11 Detalhes que Fazem um Imóvel ser Alugado Rapidamente

Conta para a gente. Para você que é proprietário ou investidor, tem coisa pior do que quando o imóvel fica vazio? Sem receber o aluguel e ainda assumindo despesas recorrentes como condomínio e IPTU, as contas simplesmente não fecham!

E quanto mais tempo o imóvel permanece desocupado, mais o cenário vai piorando. A espera por um novo inquilino pode ser uma longa tormenta. 

É como ser dono de um restaurante, arcando com todos os custos necessários para mantê-lo aberto, mas a freguesia não aparece. Ou um motorista de aplicativo, que disponibiliza o seu tempo e investe na manutenção do veículo, mas o cliente não chama para fazer uma corrida.

No mercado imobiliário, esse pesadelo é um risco inerente a qualquer imóvel, e atende pelo nome de vacância.

Você sabe o que é Vacância Imobiliária?

A vacância imobiliária mede o período em que o imóvel se mantém desocupado. É o contrário de ocupação. A taxa de vacância é um importante indicador de análise do mercado imobiliário e das oportunidades de investimento. Ela oscila em função de fatores econômicos.

Se a economia vai bem, a vacância diminui. Mas se os indicadores econômicos são desfavoráveis, a vacância imobiliária aumenta.

A espera pelo novo inquilino

Para um imóvel desocupado encontrar um inquilino, ele precisa primeiramente atender todas as necessidades e desejos desse novo morador.

Naturalmente, a dinâmica de locação está atrelada de maneira imperativa à lei da procura e da oferta, assim como também a outros critérios externos, como aspectos econômicos e ao próprio comportamento do mercado. Sendo assim, vamos nos concentrar nas variáveis controláveis; as características do próprio imóvel. 

Via de regra, quem procura um imóvel para alugar tem a intenção de se mudar o mais rápido possível. Dessa forma, o primeiro passo para acelerar o processo de locação do imóvel é mantê-lo sempre pronto para receber um novo inquilino.

Nas dicas que preparamos a seguir, confira as características do imóvel que ajudam a encontrar um novo inquilino e fechar o contrato de locação mais rapidamente.

1 – Imóvel conservado

É básico. Quem aluga quer se mudar logo e para tanto precisa que o imóvel esteja em perfeitas condições para a moradia. Por isso, mantenha o imóvel conservado, evitando gerar custos extras com reformas ou reparos para o futuro morador. Armários sem cupim, pisos em bom estado, paredes bem cuidadas e sem furos aparentes – tudo precisa estar em perfeita ordem.

2 – Pintura nova

Essa é uma característica absolutamente fundamental, porque afeta diretamente a percepção do estado de conservação do imóvel. Mesmo quando garantidas todas as demais características necessárias para acelerar a locação, se a pintura não está bacana, isso poderá se revelar como um entrave importante na hora de fechar contrato. Pintura nova é palavra de ordem!

3 – Armários nos quartos

armários-no-quarto-apartamento-para-alugar.jpg

Armário no quarto não deve faltar. Facilita muito o processo de decisão do potencial inquilino, que não vai precisar providenciar um novo armário para ter onde acomodar suas roupas e itens pessoais. Quando os armários são antigos, recomenda-se inclusive a troca ou que pelo menos se faça uma reforma para deixá-los mais bem apresentáveis.

4 – Box de Vidro (Blindex)

Algumas características, embora não tão diretamente relacionadas ao estado de conservação, são importantes para garantir o conforto e despertar maior interesse pelo imóvel.

Já adentrando no quesito de apresentação, um box de vidro pode encher os olhos de potenciais locatários. E depois, o investimento não é alto! Afinal de contas, tapete encharcado, chão molhado e cortina de plástico – ninguém merece!

5 – Armário no Banheiro

Assim como o box de vidro, armários no banheiro são também importantes, não somente para a limpeza e organização do ambiente, como também são pequenos aspectos da apresentação do imóvel – que interferem diretamente na percepção do potencial locador. 

6 – Armário na Cozinha

Cozinha arrumada

Se não for possível investir em móveis planejados, garanta pelo menos uma estrutura básica de armários na cozinha. Isso vai fazer uma grande diferença na qualidade da rotina do novo morador.

7 – Sanitário Social

Um banheiro extra é sempre muito bem-vindo. Seja para atender a um segundo quarto que não seja suíte, ou para o uso das visitas. Mais uma vez, tudo que se traduz em conforto e comodidade para o morador, conta ponto! 

8 – Ar-condicionado

Quer acelerar o aluguel, e no pacote, ainda valorizar a unidade? Pense no conforto e bem-estar do futuro morador e se possível, invista em aparelhos de ar-condicionado. A depender das características do imóvel, como localização, posição da unidade, esse pode ser um conforto a mais.

9 – Quarto Extra

O quarto extra, mesmo quando não há ninguém da família efetivamente para ocupá-lo, é um ambiente a mais que pode ser aproveitado pelo futuro morador da forma que melhor lhe convir. Pode ser para receber um parente, para oferecer um quarto a um amigo ou até mesmo para criar um recanto especial. 

10 – Permissão para manter Animais de Estimação em casa

Cada vez mais os pets tem sido considerados como membros da família. Por Lei, a convenção de condomínio não pode mais impedir a permanência de animais domésticos em casa. No entanto, se o animal representar risco à saúde ou a segurança dos demais moradores, ou mesmo se interferir no sossego da vizinhança, o condomínio poderá restringir as formas como o animal é mantido nas áreas comuns.

11 – Portaria 24 horas

Ter uma portaria com profissionais disponíveis a qualquer hora do dia, além de proporcionar segurança, gera comodidade para o morador. O porteiro é um rosto amigo para quem chega em casa. É ele quem vai receber e encaminhar cartas e encomendas e controlar o fluxo de acesso ao condomínio.  

E agora, qual é o próximo passo?

Já mencionamos que a Lei da Oferta e da Procura é soberana e que a dinâmica da locação oscila sob vários aspectos. De nada adianta o seu imóvel estar de acordo com todas essas características, se o preço que você definiu não está nivelado pelo mercado. Insistir em manter um valor equivocado é assumir o risco do imóvel permanecer desocupado. Nesses casos, é imprescindível contar com a avaliação profissional de um especialista.

Acesse o nosso site e saiba como podemos ajudá-lo.
Há mais de 48 anos ajudamos os nossos clientes, cuidando dos seus imóveis como se fossem realmente nossos. Saiba mais sobre todos os serviços que disponibilizamos acessando o nosso site. Acompanhe nossas atualizações, notícias e tendências sobre o mercado imobiliário através dos canais oficiais da ADMINISTRADORA SÉRGIO SAMPAIO nas redes sociais. Aqui o seu aluguel é mais fácil e descomplicado!

Deixe seu comentário