Dispensar o indispensável?

Em novembro do ano passado disponibilizei no meu blog o artigo “O novo gigante do mercado imobiliário” comentando sobre o suposto monopólio que deveríamos enfrentar nos Portais Imobiliarios,  chamando a atenção das entidades representativas do mercado imobiliário para o perigo que corríamos.

Nada foi feito.

Para surpresas de alguns incautos, dias atrás o portal Zap publicou, segundo eles por mero equívoco,: ‘Portal Zap propõe que clientes dispensem  imobiliárias e corretores.’

Uma gritaria geral ecoou pelas redes sociais. Algumas entidades, ofendidas e pressionadas, deram o ar de sua graça, qualificando o ato como irresponsável, infeliz, entre outros adjetivos, só então relevando a indiscutível importância da figura fundamental e indispensável dos corretores de imóveis, nos negócios imobiliários.

Apesar da  pandemia, 2020 foi um ano surpreendente para o nosso mercado, que deu um salto significativo com considerável aumento das vendas e das locações.

Alguns talvez já tenham até percebido que as incorporadoras começaram a puxar o freio de mão por conta da subida dos juros e dos custos da construção, o que nos faz acreditar que os novos lançamentos não acontecerão na mesma escala e com o mesmo otimismo.

Os aluguéis, por sua vez, encontram dificuldades por conta da chegada das gulosas startups, que, numa correria desenfreada em busca de clientes, oferecem vantagens miraculosas anunciando, inclusive,  fusões, uma verdadeira corrida milionária de grupos que apostam no negócio como um todo, mas que se esquecem que a tecnologia sozinha não atende a contento o mercado de locações. O atendimento e a equipe humana ainda é indispensável e de grande importância.  

Diante desses fatos, cabe à categoria abrir os olhos, se unir urgentemente,  lutar com unhas e dentes para garantir de uma vez por todas sua posição de mercado, que pertence exclusivamente ao agente do mercado imobiliário, especialista no assunto.

O sinal amarelo já estava aceso, mas como nada é impossível, creio que ainda há tempo de se tomar uma atitude, uma vez  que somos nós os verdadeiros detentores do imóvel, do vendedor e do comprador. 

Como o mundo corre na velocidade do pensamento, vamos pegar carona nesse momento , mudar as regras do jogo e fazer um gol de placa!

Há espaço para muitos artilheiros! Quem se habilita?

Sérgio Sampaio

Empresário do Mercado Imobiliário desde 1972, corretor de imóveis e CEO da ADMINISTRADORA SÉRGIO SAMPAIO.

Deixe seu comentário