12 Dicas Fundamentais Para Tirar Fotos na Hora de Alugar ou Vender um Imóvel

A popularização da Internet possibilitou diversos avanços e profundas transformações na vida das pessoas. Novas formas de se comunicar, se relacionar, fazer negócio, prestar e consumir produtos e serviços. Com tudo fluindo pela Internet, o comportamento do consumidor mudou e o Mercado Imobiliário entendeu a importância de abraçar essas transformações e se reinventar.

Clientes tornaram-se cada vez mais exigentes, especialmente falando-se em imóvel – um bem de alto valor agregado. Mídias tradicionais, como os classificados dos jornais, placas e panfletos, foram abrindo espaço para a pesquisa online – que logo se firmou como o principal elo entre o consumidor e o seu tão sonhado imóvel. De acordo com o Google, 90% das buscas de imóveis no Brasil são originadas na Internet. 

Nesse contexto, a qualidade das fotos dos imóveis passou a ser um grande diferencial no momento da decisão do consumidor. Explorar de forma mais adequada o componente visual na estratégia dos anúncios online passou a ser um fator decisivo para atrair a atenção das pessoas. De acordo com o portal ZAP Imóveis, as ofertas que possuem entre 11 e 19 fotos geram 33% de chance a mais de fechar negócio.

Por que o conteúdo visual é tão importante?

  • 90% da informação transmitida ao nosso cérebro é visual;
  • O cérebro processa informação visual 60 mil vezes mais rápido do que texto;
  • 40% das pessoas respondem melhor para informação visual do que para um texto simples.

Estamos falando do Wow Factor – a qualidade que o conteúdo precisa ter para ser atrativo visualmente e ao mesmo tempo cumprir o seu propósito de transmitir determinada informação. E na fotografia imobiliária, não poderia ser diferente. Pensando nisso, selecionamos 12 dicas fundamentais que vão fazer toda a diferença na hora de fotografar o seu imóvel para divulgar pela Internet:

  1. Garanta que o ambiente esteja limpo e organizado
  2. Escolha os melhores horários para fotografar
  3. Mantenha o ambiente bem iluminado
  4. Escolha o equipamento adequado
  5. Enquadre adequadamente
  6. Utilize um tripé 
  7. Valorize os diferenciais do imóvel
  8. Vá além do imóvel
  9. Faça vários registros
  10. Monte a sua galeria
  11. Organize a sua biblioteca de fotos
  12. Utilize aplicativos de edição

1. Garanta que o ambiente esteja limpo e organizado

Cozinha arrumada
Cozinha arrumada

Na fotografia imobiliária, o cenário é o personagem principal. Então, planeje bem a sua sessão. Remova itens pessoais, prepare cuidadosamente o ambiente e assegure-se que o imóvel esteja bem apresentável, limpo, e de preferência, com pintura nova.

As cadeiras da mesa de jantar devem estar alinhadas. Nos quartos, tudo arrumado e camas forradas. Na cozinha, louça guardada e pia limpa. Tudo isso pode ajudar o cliente a se imaginar morando no imóvel. 

  

 

2. Escolha os melhores horários para fotografar

Se optar por fazer as fotos no período da manhã, privilegie o horário das 9h às 11h. Se preferir a tarde, o melhor horário é das 14h às 16h. Dias bonitos e ensolarados vão permitir melhor luz, e, portanto, melhores resultados. Evite usar o flash e utilize a luz natural sempre que possível. 

3. Mantenha o ambiente bem iluminado

Se por algum motivo você não conseguir programar a sessão de fotos nos horários mais indicados, em dias mais iluminados, ou mesmo se o próprio ambiente não apresenta boa iluminação, acenda as luzes e abra as janelas quando possível. Mas evite fazer fotos contra a luz (na direção das janelas), pois isso poderá gerar fotos com pouca nitidez, luminosidade inadequada e sombras indesejadas

4. Escolha o equipamento adequado

Dê preferência ao uso de uma câmera, de qualidade semiprofissional ou profissional. Fotos 360 ou feitas com máquinas equipadas com lentes grande-angulares são ótimas para captar todo o ambiente. A câmera GoPro é uma boa opção para fotos grande-angulares. Já a Ricoh Theta S, excelente para fotos 360. Se optar pela câmera do celular, ative o modo HDR para assegurar maior nitidez.

5. Enquadre adequadamente

Mantenha a câmera na posição horizontal (modo paisagem) e respeite a regra dos 4 cantos. É muito importante também que a foto seja feita na mesma altura do olhar de quem está vendo o imóvel, evitando tirar fotos de cima ou de baixo. Ou seja, não modifique a perspectiva do olhar.  

6. Utilize um tripé 

O uso de um tripé vai garantir maior firmeza e minimizar o risco das fotos ficarem tremidas. Se não for possível contar com um tripé, procure uma cadeira, mesa, bancada ou superfície horizontal e firme que possa servir de apoio para a câmera. Para evitar deslocar a câmera ou tremer na hora de clicar, acione o temporizador para fazer o clique automaticamente. 

7. Valorize os diferenciais do imóvel

Se o objetivo é encantar e despertar o interesse pelo imóvel, procure destacar os seus diferenciais. Uma varanda gourmet, uma churrasqueira, um closet, uma área de lazer, um home theather, um terraço – fotografe tudo.

Você pode e deve registrar também detalhes do acabamento que merecem destaque. Uma bancada em mármore, um acabamento em gesso, um piso em porcelanato, box em blindex, armários, enfim, nada pode passar despercebido. Inclua também fotos das áreas comuns que merecem um destaque. 

8. Vá além do imóvel

Se a localização é boa, a rua bonita e aprazível, nada impede de incluir registros do entorno do imóvel.

Que tal fazer uma foto da janela com vista para o bairro? Ou mesmo de algum diferencial da vizinhança? Uma área verde, uma praça, uma área de lazer. Se vai somar e ajudar a valorizar a ficha do imóvel, vá em frente e fotografe tudo!

9. Faça vários registros

Não economize na quantidade de fotos, produza o maior número de registros que conseguir. Elas irão permitir ampliar a experiência do cliente com o imóvel e serão fatores decisivos no momento da pesquisa e na tomada de decisão.

Faça várias fotos do mesmo ambiente e selecione as melhores. Melhor ter trabalho para escolher as melhores fotos do que não ter opção de escolha. 

10. Monte a sua galeria

Organize a galeria de fotos seguindo a sequência lógica da visita do imóvel. Pense em reproduzir a experiência de alguém entrando no imóvel, adentrando cada cômodo, captando a sua atmosfera e as suas melhores características. 

Isso pode simular uma experiência guiada e conduzir o usuário da maneira que você julgar melhor. 

11. Organize a sua biblioteca de fotos

Utilize um gerenciador de fotos, com uso de palavras-chave e metadados para organizar e armazenar as informações de cada imagem de forma rápida, prática e inteligente. Um bom gerenciador vai oferecer também o recurso de backup em arquivos RAW – formato de arquivos digitais que guardam todos os dados de uma determinada fotografia. Existem diversas opções disponíveis. Escolha aquela que melhor se adequar às suas necessidades.

12. Utilize aplicativos de edição

Você tem o equipamento apropriado, a luz ideal, o enquadramento perfeito e todos osdemais pré-requisitos cumpridos. É hora de fotografar. Mas não acabou por aqui. Depois do registro das fotos, um programa de edição pode ser decisivo para corrigir imperfeições e até mesmo operar milagres no seu resultado final.

Existe uma infinidade de aplicativos de edição de fotos, tanto para PC como para smartphone. Pesquise e encontre o mais indicado para você. Uma ótima opção é o Adobe Lightroom CC, este programa possui diversos filtros para melhoria da qualidade das fotografias,  permite a inserção de marcas d’água ou do logo da sua empresa e facilita a organização e exportação das imagens.

Somos seres eminentemente visuais. Vivemos na era das imagens. Tenha sempre isso em mente, explore e invista na qualidade das fotos para conquistar a atenção do internauta. Tanto para despertar o interesse do prospect para agendar uma visita presencial, como na etapa de captação dos clientes – o conteúdo visual pode fazer a diferença. 

Todo o conteúdo deste artigo está  amparado na experiência prática da Administradora Sérgio Sampaio que lida com o mercado imobiliário há mais de 45 anos. Veja nossas fotos e confira o tratamento que damos a elas.

Mostrar os imóveis em detalhes motiva o interessado e facilita a consecução do negócio. Nós, da SERGIO SAMPAIO estamos sempre atentos a esses detalhes e cuidamos dos nossos imóveis com o cuidado que eles merecem.

Se você tem alguma outra dica para acrescentar, uma crítica ou alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários. Teremos o maior prazer em respondê-lo!

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