13 Passos Essenciais para Alugar um Imóvel Rapidamente

No mercado de aluguel vale a máxima: imóvel desocupado é sinônimo de prejuízo. Para o proprietário que não tem experiência na área, alugar rapidamente o imóvel, pode não ser uma missão das mais fáceis.

É preciso estar atento e apto para definir questões de ordem técnica, jurídica, entre outras, e ainda lidar diretamente com o inquilino. Sim, é muito importante saber lidar com gente e ter muito jogo de cintura para negociar.

A primeira coisa a fazer é decidir se você vai mesmo cuidar da administração do imóvel sozinho ou se vai contratar os serviços de uma imobiliária. Se optar por seguir por conta própria, é muito importante que busque uma assessoria especializada em direito imobiliário, para não cometer irregularidades e evitar sérios contratempos.

Para a sua segurança e tranquilidade, recomendamos optar pelo auxílio de uma imobiliária especializada em locação.  Afinal de contas, essa relação dos contrários carece de muita experiência e tato, porque o que pode interessar ao inquilino, pode também não interessar ao proprietário, e vice-versa.

Entendendo o Ciclo de Vendas de uma Locação

O processo de aluguel de imóveis se dá por etapas. Normalmente o cliente não decide por um imóvel sem ao menos pesquisar bastante, visitar e conhecer de perto um razoável número de opções que se encaixem às suas necessidades. Claro, há casos em que todos os fatores corroboram e o candidato rapidamente se transforma em inquilino. No entanto, o esperado é que o candidato caminhe por todo o processo.

A fase da consciência – ou topo do funil, representa o momento da descoberta – quando a pessoa entende que tem uma questão a resolver. É quando ela parte para fazer as primeiras pesquisas. A imobiliária vai ter o primeiro contato com o potencial candidato, ter acesso aos seus dados e começar a entender a sua demanda. 

No meio do funil, imobiliária e candidato já se conhecem parcialmente bem – é quando partem para a busca de uma solução. É nessa fase também, após cadastro e entrevista,  que o candidato é qualificado.

Hora de partir para visitar os imóveis e estar apto a seguir rumo ao fundo do funil. As imobiliárias, quando especializadas, conseguem apurar através de um crédito escore se o interessado é capaz financeiramente ou não para realizar a transação. Essa é etapa final do processo – ou fase da tomada de decisão.

Não se engane, alugar um imóvel não é uma tarefa simples. Todo processo envolve muitos detalhes técnicos, alguma burocracia a cumprir e vai exigir experiência,  conhecimento, tempo e dedicação. Confira a seguir alguns passos que selecionamos para ajudá-lo nessa jornada.

13  Passos Essenciais para Alugar Rapidamente

1 – Manter o Imóvel em condições para moradia imediata

A apresentação do imóvel deve ser a melhor possível. Com a manutenção em dia, limpo, paredes pintadas, asseado e tudo em ordem – fica mais fácil encontrar um inquilino mais rapidamente. Especialmente nesse momento de alta do mercado imobiliário, com volume grande de ofertas, é fundamental garantir a boa aparência do imóvel.

 



2 – Estabelecer um preço do aluguel compatível com o mercado

É importante fazer uma pesquisa para identificar o patamar de preço praticado de acordo com a localização, tamanho, tipologia demanda e condições do imóvel.

Preço estipulado abaixo do mercado é prejuízo para o proprietário. Por outro lado, se o valor cobrado estiver acima do valor de mercado, cairemos sobre um dos entraves mais comuns para se alugar um imóvel rapidamente. O preço ajustado conta e é fato preponderante na hora da decisão.

3 – Fazer concessões e estar aberto a negociação

Geralmente um locador disposto a negociar tem mais chances de alugar o seu imóvel. Por isso esteja aberto a propostas, avalie com carinho e seja atencioso aos pedidos de mudanças de cláusulas, garantias, entre outras pormenores que envolvem o processo de negociação, sem deixar evidentemente, de se proteger contratualmente.

O contrato é um importante instrumento para resguardar os direitos e deveres do proprietário e do futuro inquilino, mas é preciso saber flexibilizar quando possível e necessário para não perder o negócio. Não esqueça que hoje, a oferta é bem maior que a procura!

4 – Ser flexível quanto às modalidades de garantia

Avançando um pouco mais sobre o item anterior, destacamos a necessidade de flexibilizar, sobretudo, em relação a modalidade de garantia de locação escolhida.

É determinado por Lei que no contrato de locação deve constar apenas uma garantia. São várias as opções: fiador, seguro fiança locatícia, caução que pode ser feita através de um título de capitalização, ou ainda cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. Lembre-se que cada inquilino é diferente do outro – cada qual com necessidades e personalidade distintas.

Seja flexível dentro do possível, mas sempre atento para garantir uma locação segura.

5 – Anunciar o imóvel em diversos canais

As pessoas precisam saber que o seu imóvel está disponível no mercado. E somente quando ele for devidamente anunciado, vai poder competir com inúmeros outros imóveis similares. Anuncie nos principais portais imobiliários, nos meios tradicionais e divulgue também nas redes sociais.

O Facebook e o Instagram podem ser muito eficientes na tarefa de divulgar o seu imóvel, podendo atingir pessoas do seu círculo de amizade – o que pode lhe proporcionar mais segurança na hora de fechar negócio –  como também atingir um público infinitamente mais abrangente – ampliando as suas chances de encontrar um interessado. 

Não se deve esquecer, que de nada adianta anunciar, se não houver uma pessoa full time para atender e fornecer informações complementares, que muitas vezes não estão contempladas nos anúncios. 

6 – Criar anúncios vendedores

Um bom anúncio deve ser objetivo, ter redação clara e correta, ter fotos de excelente qualidade, se possível fotos profissionais com câmeras de 360 graus, ressaltar os diferenciais do imóvel e destacar os seus benefícios – quando for o caso.

Com a concorrência em alta, é preciso garantir que o seu imóvel leve sempre alguma vantagem sobre o outro na hora de capturar a atenção do possível inquilino.  

7 – Caprichar nas fotos

Muitos detalhes são decisivos na hora de fazer a foto do imóvel, que passam desde a escolha do equipamento, até a hora certa para fazer o melhor click. Se você levar em conta de que 90% da informação transmitida ao nosso cérebro é visual, vai entender a exata importância de caprichar nesse quesito na hora de criar seus anúncios.

Confira 12 dicas matadoras para fazer boas fotos na hora de vender ou alugar um imóvel.

 

8 – Criar um vídeo de Tour Virtual

Produzir um vídeo do imóvel é uma excelente forma de tangibilizar a sua oferta e de alguma forma ampliar os horizontes do potencial inquilino com o seu imóvel, que vai um pouco além das fotos. Não precisa ser uma superprodução, mas um vídeo de qualidade,  que mostre o interior do imóvel, seus equipamentos, suas principais características e diferenciais – tudo aquilo que um possível candidato a inquilino deseja ver.

Se possível, faça um vídeo como se estivesse visitando o imóvel e assim poderá qualificar ainda mais os pretendentes interessados.

9 – Responder aos interessados com rapidez

O mercado de aluguéis é dinâmico por natureza, até mesmo para atender as necessidades de quem procura um imóvel para morar – que normalmente deseja se mudar o mais rápido possível. Portanto, planeje-se e prepare-se para atender as pessoas que respondem aos seus anúncios (leads) com o máximo de rapidez e prontidão. Se você não fizer isso, esteja certo de que um concorrente fará primeiro e que você perderá o negócio.

10 – Ser estratégico 

O mercado de locações costuma ser mais movimentado nos meses de setembro, outubro, dezembro e janeiro. Os dados mostram que o volume de negócios realizados nesse período é mais expressivo. Leve isso em conta na hora de disponibilizar o seu imóvel no mercado. Aproveite o momento certo e vá em frente! 

11 – Atentar para aspectos que merecem atenção

Entendemos que a dinâmica da locação obedece aos princípios da procura e oferta, bem como à realidade de mercado em que o processo de locação está inserido. Esses são fatores que não podemos controlar. Por outro lado, já falamos aqui no blog sobre as variáveis controláveis do imóvel – que podem também ser decisivas na hora de agilizar o processo de locação. 

Confira a lista dos aspectos que merecem atenção:

Cozinha com armários
Cozinha com armários
  • Imóvel conservado;
  • Pintura nova;
  • Armários nos quartos;
  • Box de vidro (Blindex);
  • Armário no banheiro;
  • Armário na cozinha;
  • Sanitário social;
  • Ar-condicionado;
  • Quarto extra;
  • Permissão para manter animais de estimação em casa;
  • Portaria 24h.

Essas características acima elencadas são aquelas que mantêm o imóvel sempre pronto e apto a receber um novo inquilino.

Confira a fundo no nosso artigo os 11 detalhes que fazem um imóvel ser alugado rapidamente

12. Fazer parcerias com corretores da região

Você terá maior chance de alugar o imóvel mais rapidamente se puder contar com a ajuda de corretores que atuam naquela determinada região.

Pesquisas de mercado indicam que o comportamento das pessoas que alugam imóveis é mais suscetível a fechar negócio com imóveis localizados a cerca de três quilômetros da sua residência atual. Assim, o corretor local poderá contribuir com todo seu conhecimento de mercado,  sobre a localização, o tipo de imóvel, o perfil do potencial inquilino, entre outros detalhes fundamentais que permeiam o processo de locação.

As grandes imobiliárias já contam com uma rede de corretores parceiros o que facilita, sobremaneira, o processo.

13 – Contratar uma empresa especializada no segmento de locação

Buscar uma empresa especializada no segmento de locação de imóveis, sem dúvida, é a decisão mais acertada que você pode fazer. Pode custar um  pouquinho mais, mas o seu retorno será sempre mais certo e garantido.

Procure uma administradora de imóveis local, que seja credenciada ao Creci, e principalmente, que seja especializada em locação e administração, com experiência comprovada no ramo, boa reputação e sólida carteira de clientes.    

A Administradora de Imóveis Sérgio Sampaio está no mercado imobiliário há mais de 45 anos. Com expertise no segmento de locação e administração de imóveis, oferecemos uma gama de serviços para  ajudar os clientes a alugarem os seus imóveis com o máximo de segurança, profissionalismo e celeridade. Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços.

Deixe seu comentário