Como Redigir o Anúncio de um Imóvel em Apenas 06 Passos

O SEGREDO DO ANÚNCIO VENDEDOR

No anúncio de um imóvel, fotos são como uma espécie de gatilho, que projeta sua mensagem com mais força e precisão para atingir a audiência. Não há dúvida da relevância das fotos e de como elas podem ser efetivas no momento exato de capturar a atenção do público. Mas a redação do texto, não é menos importante  e não pode ficar em segundo plano. Se a foto é um gatilho, as palavras são como pólvora, que explode quando acionada para disparar um anúncio certeiro. Portanto, acerte no alvo!

Essa combinação perfeita, de foto e texto, é o segredo do anúncio ideal.

Obviamente agora você deve perguntar: afinal, qual é o caminho para encontrar o pote de ouro?

Para alcançar bons resultados com as fotos, dedicamos um artigo inteirinho, só para falar desse assunto, no qual abordaremos os seguintes tópicos:

  • Garanta que o ambiente esteja limpo e organizado;
  • Escolha os melhores horários para fotografar;
  • Mantenha o ambiente bem iluminado;
  • Escolha o equipamento adequado;
  • Enquadre adequadamente;
  • Utilize um tripé;
  • Valorize os diferenciais mais importantes do imóvel;
  • Vá além do imóvel;
  • Faça vários registros, inclusive das cercanias;
  • Monte a sua galeria;
  • Organize a sua biblioteca de fotos;
  • Utilize aplicativos de edição.

Se ainda não leu, vale mesmo  a pena conferir: 12 dicas essenciais para tirar fotos na hora de alugar ou vender um imóvel.

Nesse novo artigo, vamos focar na redação do anúncio e explorar os recursos que a língua portuguesa nos oferece, para construir argumentações mais consistentes e criar abordagens mais persuasivas. A propósito, você já ouviu falar sobre neuromarketing?

EXPLORANDO O PODER DO NEUROMARKETING

Para Martin Lindstrom – um dos mais importantes consultores de marcas do mundo, o neuromarketing representa um intrigante casamento do marketing com a ciência; uma janela para a mente humana; chave para abrir a lógica do consumo e revelar pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões de compra.

Tudo começou há menos de um século com os primeiros estudos neurológicos realizados para procurar desvendar os mistérios desse órgão fascinante, que é o cérebro humano. Mas foi somente em 2002, que o termo neuromarketing foi cunhado pela primeira vez por um professor universitário holandês.

A constatação mais importante que essa nova ciência ajudou a comprovar é que a maioria das decisões humanas é feita no nível subconsciente do cérebro. Isso significa dizer que tais decisões acontecem abaixo do limiar da nossa percepção. E é justamente nesse ponto, que o neuromarketing pode ajudar a construir argumentações que melhor se encaixem à lógica do funcionamento do cérebro do consumidor.

Todo dia tomamos inúmeras decisões e as executamos, de forma consciente ou não. Algumas simples, outras mais complexas. E isso vai desprender mais ou menos energia do nosso cérebro, de acordo com o grau de complexidade.

Comprar ou alugar um imóvel, por exemplo, exige um grande esforço mental.  O ato de caminhar até a farmácia da esquina, embora envolva um complexo encadeamento de comandos, que fazem os nossos músculos, pernas e braços se moverem de forma ordenada – é  conduzido por uma decisão consciente, sendo que logo em seguida o cérebro assume e coordena todo o processo.

Para dar conta de tantas decisões e driblar o cansaço mental, nosso cérebro cria atalhos, adotando diretrizes para evitar fazer todo o processo de reflexão que envolve cada nova decisão. Dessa forma, saber estimular os gatilhos mentais que movem a nossa tomada de decisões pode ser uma poderosa arma de persuasão.

FOTO E TEXTO: A SIMBIOSE PERFEITA! 

Não vamos tentar ponderar sobre o que é mais importante no anúncio de um imóvel – a foto ou o texto. Ambos o são!  Porque na verdade, o que importa pra a gente é quando acontece essa simbiose entre os dois: o resultado que a gente tanto deseja. Vamos buscar respostas também na forma como construímos a nossa argumentação. Confira a seguir como redigir um anúncio incrível em apenas 06 passos.

1 – COMECE COM UM TÍTULO ATRAENTE

O título deve ser chamativo a ponto de despertar o interesse do leitor, ao tempo em que precisa ser coeso, na medida certa para transmitir com objetividade a mensagem desejada. Não se esqueça que o seu anúncio compete pela atenção de uma audiência bombardeada por uma carga altíssima de informação, que se processa em segundos na mente de cada consumidor. 

Para ser mais assertivo, pense nos termos que escreveria se estivesse pesquisando o imóvel em um site de busca como o Google. Provavelmente você deverá pensar em algo semelhante a esse exemplo: Apartamento de 3 Quartos na Pituba.

Note que a estrutura remete aos termos principais de busca, que neste caso indicam: tipo do imóvel (casa, apartamento, sala, galpão, entre outros), tipologia (2 quartos, 3 quartos com suíte, estúdio, entre outros) e localização (bairro).

Você pode também incluir um benefício específico ou diferencial que o imóvel oferece: Apartamento de 3 Quartos na Pituba com Vista para o Mar.

Outra possibilidade é procurar qualificar o imóvel: Excelente Apartamento de 3 Quartos na Pituba ou Amplo Apartamento de 3 Quartos na Pituba.

2 – SEJA DETALHADO AO DESCREVER O IMÓVEL

Uma boa descrição é determinante. Nos moldes dos antigos anúncios de classificados, o volume de texto era um fator limitador, já que o número de caracteres era um importante critério de precificação da peça. Isso ocasionava anúncios incompletos, muitas vezes, estranhos, para não dizer esdrúxulos. Na tentativa de baratear o preço dos anúncios, os anunciantes apelavam para textos repletos de abreviações. Era assim que funcionava. 

Mas a Internet mudou drasticamente esse cenário, trouxe novos veículos e uma maneira diferente de se comunicar, compartilhar e consumir conteúdos. Agora com o Google, websites próprios, redes sociais e portais imobiliários, as métricas são outras. Portanto, capriche na descrição do imóvel e evite o uso de abreviações. Confira as Informações que não devem faltar na descrição do imóvel:

  • Valor do imóvel (aluguel ou venda);
  • Valor do condomínio;
  • Número de dormitórios/quartos;
  • Número de banheiros;
  • Número de vagas de garagem;
  • Metragem;
  • Informações sobre a infraestrutura;
  • Outras informações adicionais que ajudam a vender.

3 – TRATE A LÍNGUA PORTUGUESA COM CARINHO

Muito cuidado com a ortografia e com o uso correto da gramática. Ao finalizar o texto do seu anúncio, revise-o e faça um double-check, delegando sempre uma última revisão a outra pessoa. Um texto bem redigido é o mínimo que você deve entregar. Não tenha dúvida, uma palavra com grafia errada, uma vírgula fora do lugar – por menor que seja o erro, não vai passar despercebido e não fica nada bem. 

As derrapadas no português podem até não afetar o sentido do seu anúncio –  apesar de algumas vezes até afetar. Por isso é importante evitar, pelo menos, os erros mais comuns. E tratando-se de Internet, com sua linguagem e códigos bastante peculiares, os erros são ainda mais evidentes. 

O senso de urgência e o hábito de escrever ao mesmo tempo enquanto se está desenvolvendo inúmeras outras tarefas, resulta nessa linguagem coloquial da Internet: sem maiores cuidados gramaticais, uso excessivo de palavras abreviadas, pontuação errada e grafia incorreta. Não cometa esses erros no seu anúncio!

4 – DISPONIBILIZE INFORMAÇÕES DE CONTATO COMPLETAS

Quais são as formas de contato que você disponibiliza no seu anúncio? Telefone, e-mail, chat, formulário de contato no site, ficha de interesse – todos são importantes e devem ser considerados no seu anúncio. Quanto mais pontos de contato você disponibilizar, melhor. Mas eles precisam ser validados e funcionar perfeitamente. 

Faça um teste; confira se o número indicado no anúncio atende perfeitamente, se recebe mensagens no endereço de e-mail informado, se não há erro nos  cadastros gerados pelos formulários de contato ou fichas de interesse. 

Pense com muito carinho na possibilidade de incluir o WhatsApp no seu mix de contatos. Dentre todas as formas que temos à nossa disposição,  esse aplicativo já provou ser um canal de comunicação mais direto e eficaz, cada vez mais aceito pelo consumidor. O uso do app vai possibilitar prestar um atendimento mais rápido e personalizado, ajudando a melhorar as vendas e a qualidade do seu serviço.

Se você tem uma empresa, a dica é utilizar a versão corporativa do aplicativo – o WhatsApp Business. Como na versão tradicional, as conversas são sempre criptografadas e as empresas podem também ser bloqueadas – como acontece com os contatos individuais.

Confira alguns dados de pesquisas recentes que ajudam a ratificar o uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação:

  • 98% dos usuários brasileiros de smartphones usam o WhatsApp diariamente;
  • 120 milhões de brasileiros utilizam o Whatsapp pelo menos uma vez por mês;
  • 10% dos usuários de WhatsApp no mundo são brasileiros;
  • Brasileiros participam, em média, de pelo menos 5 grupos no aplicativo;
  • O aplicativo apresenta uma taxa de abertura de 70% e uma taxa de conversão de 80%.
  • O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com maior crescimento do uso de smartphones no mundo.

5 – ADEQUE A SUA ABORDAGEM AO TIPO DO SEU ANÚNCIO

A estrutura e a abordagem do seu anúncio devem estar de acordo com o seu objetivo de venda ou aluguel e, principalmente, com o tipo de anúncio que você vai utilizar: redes sociais, portais imobiliários, Google Ads (rede de pesquisa, rede de display, rede de afiliados, youtube). Cada um desses canais têm as suas particularidades. É importante que você os conheça para poder explorar melhor os seus diferenciais. Muitas vezes terá que desdobrar o seu anúncio em peças diferentes – que irão se encaixar melhor ao tipo de canal onde será veiculado.

Algumas escolhas no momento do planejamento do anúncio são fundamentais, como por exemplo, priorizar os portais imobiliários de maior destaque na sua região. Dessa forma você poderá garantir maior alcance, engajamento e a esperada conversão. 

6 – EXPLORE BEM OS GATILHOS MENTAIS

Nosso cérebro segue dois padrões de pensamento. No modo fast thinking, nosso cérebro busca decisões rápidas. Mas quando nos deparamos com situações mais complexas, nosso cérebro procura mais lógica para embasar melhor a tomada de decisão – esse é o modo slow thinking.

A função dos gatilhos mentais é justamente a de ativar o pensamento rápido das pessoas – o que ajuda, evidentemente, a persuadir e vender o seu produto ou ideia.  Conheça alguns importantes gatilhos mentais abaixo:

Escassez

Se refere a sensação de perda ou privação de algo. O inconsciente coletivo costuma interpretar como mais raro e valioso aquilo que é mais difícil de conseguir.  Quando você escreve algo do tipo: última unidade, o cérebro entende como algo que não pode perder.

Urgência

Semelhante ao gatilho da escassez, diferencia-se basicamente pela contextualização do fator tempo como limitante. É quando o anúncio inclui um prazo limite para que o produto ou serviço seja adquirido. A sensação de impossibilidade de escolha – quando o prazo se acaba – é algo frustrante para o consumidor. Exemplo: Condições válidas por tempo limitado!; Só até hoje!; Última Chance!

Autoridade

Se você se posiciona como autoridade no ramo em que atua, as pessoas tendem a confiar mais no seu trabalho e nos produtos ou serviços que você oferece. Vamos explicar com o nosso slogan:

Exemplo 1

Aqui o aluguel é simples e descomplicado.

ou

Exemplo 2

Alugue com quem tem mais de 45 anos de experiência e tradição

Reciprocidade

Importante gatilho mental, é considerado também como base do Inbound Marketing, ou Marketing de Permissão. É natural do ser humano querer retribuir àquilo ou àquele que nos oferece valor. Uma forma muito comum de ativar o gatilho da reciprocidade é através da oferta de benefícios gratuitos, como download de materiais ricos em forma de e-books, vídeos, artigos – ou qualquer oferta gratuita que se traduza em valor para o seu público.

Prova Social

Somos seres gregários e dependentes da sensação de pertencimento. Na escola, no trabalho, no time de futebol, nas rodas sociais que frequentamos, nas redes sociais – queremos ser queridos e bem aceitos. O mesmo acontece no mercado –  quando você, ou a sua marca é alvo de elogios – isso evidentemente vai se traduzir em ganhos para você. Um exemplo prático desse recurso você pode visualizar na ficha de cada imóvel no nosso site.

Exemplo

“122 pessoas se interessaram por esse imóvel nos últimos 7 dias.”

Agora que você já aprendeu sobre todas essas nuances dos anúncios imobiliários, que tal colocar em prática? Mas se não se sente seguro o suficiente para seguir por conta própria, compartilhe com a gente as suas dúvidas. 
Entre em contato e saiba o que podemos fazer pelo seu imóvel.  Aqui nós cuidamos do seu imóvel como se ele realmente fosse nosso!

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